Bandas Neuromusculares - Kinesio Tape

Criar um Site Grátis Fantástico
Bandas Neuromusculares - Kinesio Tape

 

BANDAS NEUROMUSCULARES - Kinesio Tape

 

As Bandas Neuromusculares surgiram nos finais dos anos 70 na Ásia, criadas pelo Dr. Kenzo Kase. Podem também ser denominadas de Taping Neuromuscular ou Kinesiotaping.

 

Como funciona?

A principal acção deste método baseia-se na tensão das bandas neuromusculares: "...ou integridade tensional - propriedade presente em objectos cujos componentes usam a tracção e a compressão de forma combinada, para proporcionar-lhes estabilidade e resistência." Com a elasticidade das bandas irão formar-se “rugas” que vão elevar a pele dos tecidos subjacentes melhorando a circulação e absorção de líquidos. Para além disso, estimula as defesas corporais e reabilita os nervos, músculos e órgãos. Estando em contacto com a pele será enviada informação sensorial ao cérebro que causa reacção reflexa do músculo. 

 

A cor das Bandas Neuromusculares

Na prática clínica e desportiva a cor da bandas neuromusculares tem pouca importância mas alguns autores orientais defendem que a cor influencia tendo em conta os fundamentos da cromoterapia – azul promove o relaxamento; rosa promove a vitalidade e circulação sanguínea; preto tranquiliza e promove equilíbro, etc.

 

Vantagens

É um método que apresenta vantagens em relação a outros, como as ligaduras funcionais, uma vez que não restringe movimentos, não gera pressão, activa a circulação sanguínea e linfática permitindo o uso continuado, uma vez que é impermeável e não provoca compressão cutânea. A reabilitação combinada deste método com outras técnicas potencia a evolução do paciente/atleta.

 

Como se Aplica?

Podem ser aplicadas em todas as faixas etárias com o objectivo de activação/inibição muscular, aplicação ligamentar, correcção articular e diminuição de edema. Para além disso tem métodos de aplicação em cicatrizes, fibroses e hematomas.

 

Contra-indicações

Existem contra-indicações e precauções específicas. Por isso, e tendo em conta a individualidade de cada utente/necessidade, é realizada uma avaliação prévia para eventual aplicação de bandas neuromusculares.

As principais Contra-indicações no uso de Bandas Neuromusculares são:

  • - Diabetes; 
  • - Tromboses venosas;
  • - Feridas;
  • - Carcinomas;
  • - Traumatismos graves;
  • - Alergia;
  • - Gravidez. 

Na Sousa Pereira Terapias Manuais, os terapeutas manuais recorrem às bandas neuromusculares para alterar o tónus muscular, estimular a drenagem linfática, corrigir os padrões de movimento e melhorar a postura.

 

Sousa Pereira Terapias Manuais