A Massagem Desportiva é indicada para desportistas, tanto para amadores como profissionais e pode ser feita na pré e pós-competição.
A Massagem Desportiva é utilizada para aquecer e preparar os músculos antes do treino e após o treino, porque alivia todas as tensões e ajuda a retirar o ácido láctico dos músculos. Assim, o sangue e o oxigénio conseguem voltar para os músculos a um ritmo normal e fazer uma reparação eficaz dos tecidos musculares, tornando-os mais fortes e resistentes. Garante a redução de edemas e o alongamento de tendões e ligamentos contraídos.
Os efeitos das técnicas manipulativas utilizadas no desporto são mecânicos, fisiológicos e psicológicos, ocorrendo por intermédio de mecanismos reflexos e diretos, permite promover a diminuição das lesões e melhoria da consistência do treino e alívio de dores. Os principais benefícios na massagem pré-desportiva são:
°Preparar a musculatura para o exercício;
°Aumentar a circulação sanguínea e o fluxo da linfa;
°Eliminar as toxinas da musculatura;
°Previner lesões da musculatura e tendões;
°Tonificar o tecido muscular;
°Estimular a produção de adrenalina;
°Aliviar as dores pós-treino.
Após o treino, exercícios de alongamento e diversos tipos de massagem, são indicados para desactivar nódulos e evitar lesões, estimulando o sistema mecânico e neuromuscular. Esta envolve a manipulação e reabilitação dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, ligamentos e tendões. Os principais benefícios na massagem pós-desportiva são:
°Aquecimento moderado por fricção;
°Bombear favorecendo a circulação;
°Esgarçamento dos tecidos cicatrizados;
°Rotura de aderências;
°Aumento da permeabilidade;
°Eliminação de enzimas;
°Melhoria da elasticidade;
°Relaxamento;
°Alívio da dor;
°Favorecimento da microcirculação;
°Equilíbrio do sistema nervoso autónomo.
Sousa Pereira Terapias Manuais
